Trabalhos

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMO E TRABALHO COMPLETO

Os resumos deverão ser enviados em arquivo anexado, para o endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para submissão  à Comissão Científica. Período de envio 04/04/2011 a 16/ 05/11.

ATENÇÃO :

Deve ser informado o Eixo no qual o trabalho se insere

O texto terá no máximo três (3) autores

Configurações do Resumo Expandido

Texto em Word ou similar, papel A4, margens de 2,5 cm, sem recuo para parágrafo, fonte Times New Roman tamanho 12, corpo do texto justificado, espaço 1,5. Primeira linha: título do trabalho em português, negrito, todas as letras em maiúsculo e centralizado; segunda linha: título em uma língua estrangeira (inglês, francês, espanhol); terceira linha: em branco; quarta linha: nome do autor e instituição, separados por um travessão, somente com a primeira letra de cada nome em maiúsculo; quinta linha: endereço eletrônico do autor; sexta linha: em branco; sétima linha: texto em português com no máximo três e no mínimo duas páginas, contendo objeto de análise, objetivos, procedimentos metodológicos e comentando resultados. O texto terá no máximo três autores, sendo que somente pode ser enviado um trabalho por autor principal.

Configurações do Artigo Completo

Texto em Word ou similar, papel A4, margens de 2,5 cm, sem recuo para parágrafo, fonte Times New Roman tamanho 12, corpo do texto justificado, espaço 1,5. Primeira linha: título do trabalho em português, negrito, todas as letras em maiúsculo e centralizado; segunda linha: título em uma língua estrangeira (inglês, francês, espanhol); terceira linha: em branco; quarta linha: nome do autor e instituição, separados por um travessão, somente com a primeira letra de cada nome em maiúsculo; quinta linha: endereço eletrônico do autor; sexta linha: em branco; sétima linha: o texto completo, tendo no mínimo 12 e no máximo 20 páginas e conterá objeto de análise, objetivos, referencial teórico, procedimentos metodológicos, resultados e referências bibliográficas, obedecendo-se as normas da ABNT. Poderá conter figuras, as quais deverão ser inseridas no corpo do trabalho, em JPEG. O texto será precedido de resumo de mínimo cinco (5) e no máximo quinze linhas (15), seguido de até cinco (5) palavras chave. O resumo e as palavras chave deverão ser apresentados em duas línguas. Somente será aceito um trabalho por participante como autor principal. O texto terá no máximo três autores, sendo que somente pode ser enviado um trabalho por autor principal.

Os trabalhos que não atenderem as normas de apresentação não serão publicados nos anais do evento.


EIXOS TEMÁTICOS

  1. Apropriação dos Recursos Naturais e impactos ambientais na Amazônia: terra, água e floresta;
  2. Relação campo-cidade;
  3. Questão agrária, processos migratórios e relações de trabalho;
  4. Dinâmicas e conflitos territoriais no espaço agrário brasileiro;
  5. Luta pela terra e reforma agrária na pan-amazônia;
  6. Turismo e geografia agrária;
  7. Educação do campo;
  8. Populações e comunidades tradicionais;
  9. Gênero e campesinato;
  10. Dinâmicas territoriais e conflitos agrários na América Latina;
  11. Políticas, planos e programas de estado para o campo na Amazônia;
  12. Campesinato, agricultura familiar e agronegócio: disputas e tensões;
  13. Técnica, política e reordenamento territorial no campo;
  14. Modos de vida na Amazônia e a relação com a natureza.

 

MODALIDADES DE ATIVIDADES E PROGRAMAÇÃO

Conferências de Abertura e Encerramento: Serão proferidas por um convidado estrangeiro e um brasileiro, ambos de grande reconhecimento internacional pela sua contribuição para a reflexão acerca do tema enfocado no Simpósio.

Mesas Redondas: Foram concebidas como o espaço propício ao debate teórico-político plural, envolvendo diferentes paradigmas, áreas do conhecimento, instituições, pesquisadores e lideranças camponesas de diversos países da Pan-Amazônia, possibilitando uma interlocução entre convidados e congressistas.

Espaços de Diálogo: Concebidos como espaços para apresentação de trabalhos e debate entre os participantes com a mediação de um integrante da Comissão Científica, de forma a qualificar o debate dentro do Simpósio.

Excursões Científicas: Serão realizadas em áreas representativas da diversidade da questão agrária no Pará. Entre elas os roteiros contemplarão populações tradicionais, acampamentos de trabalhadores rurais sem terra, projetos de assentamentos de gestão individual/comunitária e outras experiências/conflitos compatíveis com os eixos temáticos do simpósio.

Atividades Culturais: Contemplarão linguagens culturais diversas e representativas da diversidade cultural Amazônica, permitindo qualificar a reflexão acerca da problemática agrária na Pan-Amazônia e propiciar momentos de integração entre os participantes do Simpósio.

Plenária Final: Momento destinado à avaliação do Simpósio pelos participantes e deliberação acerca da realização do VII Simpósio Nacional e VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária.

Publicações científicas: Os Anais do Simpósio serão publicados em formato eletrônico (cd-rom) e comportarão os textos completos dos espaços de diálogos. Os textos das mesas redondas e das conferências proferidas no evento serão publicados em livro, repetindo a experiência dos eventos anteriores, que contaram com esse tipo de publicação.